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Como tomar BCAA – Veja o que é BCAA, quais seus efeitos e benefícios.

BCAA

Bem hoje vamos falar sobre esse suplemento e explorar todo seu potencial para você não ter mais nenhuma dúvida sobre como tomar bcaa, o que é e seus efeitos.

 

O que é BCAA?

 

Você já deve em algum momento ter ouvido falar do BCAA, (Branched Chain Amino Acids), que são aminoácidos de cadeia ramificada. Deve ter ouvido também sobre o fato de ele evitar a fadiga muscular e promover melhores resultados na construção muscular.

Os BCAA’s são  considerados essenciais, ou seja, devem ser ingeridos através da alimentação. São eles, os aminoácidos que compõem o BCAA: Leucina, Isoleucina e Valina. Durante o treino, musculação ou qualquer atividade física, o corpo entra em estado catabólico, onde ocorre a quebra dos tecidos e reservas para obtenção de aminoácidos e glicose que serão convertidos em energia. Os BCAA’s não são a principal fonte de energia para o processo de contração muscular, porém sabe-se que eles atuam como importante fonte de energia muscular durante o estresse metabólico. Depois de ingeridos, os BCAA’s são oxidados nos músculos para fornecimento de ATP, energia. Eles são rapidamente absorvidos e captados pelo músculo e este processo é muito importante para a formação de energia sendo considerado essencialmente anabólicos.

 

Efeitos BCAA

 

Também são considerados ergogênicos por diminuírem a fadiga central, melhorar o desempenho de atletas e lutadores poupando os estoques de glicogênio muscular e aumentando os níveis plasmáticos de glutamina após o exercício intenso. A fadiga decorrente do exercício físico é um fenômeno complexo cujas causas dependem do tipo e duração. Porém ela pode ser definida como um conjunto de manifestações produzidas por trabalho  ou exercício prolongado, que tem como conseqüência prejuízo ou redução da capacidade funcional de manter ou continuar  o rendimento esperado. Na fadiga central, os mecanismos relacionados à ocorrência seriam  a hipoglicemia e a alteração plasmática na concentração  de aminoácidos de cadeia ramificada e triptofano.

O triptofano é uma aminoácido essencial, tanto para homens como animais. Dentre suas funções, está  a de precursor do neurotransmissor serotonina, o que influencia no sono, comportamento, ingestão alimentar, fadiga, entre outros. Ele pode ser encontrado na corrente sanguínea na forma livre (10%) ou ligado a proteínas transportadoras(90%). Quando existe uma grande quantidade circulante deste aminoácido, possivelmente ocorre uma mior síntese o neurotransmissor serotonina, um dos grandes responsáveis pela fadiga central. O BCAA tem sido sugerido para competir com o triptofano livre na corrente sanguínea, diminuindo assim a síntese de serotonina e consequentemente prevenindo a ocorrência da fadiga central.

 

Como tomar BCAA?

 

A maioria dos fabricantes produzem o BCAA em cápsulas, sendo que dependendo da marca, tem suas particularidades de ingestão diária especificada na embalagem. O ideal é ingerir de 4 à 8 gramas de BCAA 1h antes dos treinos, afim de evitar o catabolismo muscular e promover a melhora dos treinos, e de 4 à 8 gramas logo após para diminuir ao máximo a perda de massa, recuperação muscular e proporcionar melhor anabolismo muscular.

 

Efeitos colaterais

 

Estudos mostram que acima de 20g de BCAA por dia, pode ocasionar uma inibição de outros aminoácidos através da dieta e provocar desgaste gastrointestinal.

 

Conclusão

 

Os BCAA’s correspondem a 35% das proteínas musculares e 50% dos aminoácidos que ingerimos. Eles constroem células e reparam tecidos, fazem parte do sistema enzimático e hormonal , formam anticorpos, formam RNA e DNA e transportam o oxigênio pelo corpo.

É um ótimo suplemento para aderir a sua dieta, para melhores resultados de construção muscular, melhor desempenho e efeito anticatabólico.

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