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Como tomar Whey Protein – Veja o que é Whey Protein, seus efeitos, tipos, preço e onde comprar.

Whey Protein

Com certeza o suplemento mais comentado nas academias e em todo o círculo de atividades físicas é o Whey Protein. Responsável pela construção de massa muscular magra e ser um excelente fonte de proteínas, este suplemento tem muitos benefícios para os praticantes de musculação, lutadores, praticantes de atividades físicas e tantas outras pessoas.

Bem esse post visa tirar todas as suas dúvidas sobre como tomar Whey Protein, o que é e seus efeitos.

 

O que é Whey Protein?

 

Whey Protein é uma proteína do soro do leite, bastante concentrada e de alto valor biológico,  extraída durante a processo de transformação do leite em queijo, quando a caseína coagula, deixando o Whey na superfície. Apresenta todos os aminoácidos essenciais e não essenciais em quantidades balanceadas e fácil digestão e absorção. Seu alto valor biológico (VB 100), está entre os principais benefícios deste suplemento, só para se ter uma idéia o valor biológico do peixe é 83, do frango 79, carne vermelha 80, laticínios chegam a 80 e ovos 88 a 100, e que também são fontes de proteína indicadas para o consumo.

 

Benefícios Whey Protein

 

Um fator importante do Whey Protein é a concentração de Glutamina e BCAA, o que comparando com outras fontes de proteína, é o suplemento que rende mais aminoácidos essenciais para o corpo sem a adição de gordura e colesterol.

Ocorre um declínio na taxa de proteína durante os exercícios, aumentando a necessidade de proteína e de aminoácidos para o reparo e crescimento muscular. O Whey Protein manterá sua massa muscular e ainda proporcionará novas construções musculares depois dos treinos.

Estudos mostram também que alto teor de BCAA das proteínas do soro afeta o processo metabólico da regularização energética, favorecendo o controle e redução da gordura corporal. Segundo uma série de estudos, Layman, Et Al. mostram que uma dieta com maior relação proteína/carboidrato é mais eficiente para o controle da glicemia e da insulina pós-prandial,  ou seja, o Whey Protein tem propriedades que auxiliam na redução da gordura corporal e preservação da massa muscular durante a perda de peso.

 

Tipos de Whey Protein

 

O Whey Protein pode ser encontrado na forma de Isolado, Concentrado ou Hidrolisado.

Whey Protein Isolado – É a mais pura e concentrada forma de Whey disponível, contém cerca de 90% ou mais de proteína. São digeridos de forma muito mais rápida pelo organismo possuindo o mais alto valor biológico. A maioria dos suplementos de Whey Protein Isolado, são isentos de gordura e possuem menos de 1% de lactose, sendo uma ótima opção para quem tem intolerância a lactose. O isolado possui  todas as vitaminas e minerais presentes no leite e também os aminoácidos essenciais e não essenciais.

Whey Protein Concentrado – Fornece de 29 a 89% de proteína, dependendo do produto e da marca. Oferece melhor custo-benefício, sendo absorvido pelo organismo de forma rápida, mas não tanto quanto o isolado.

Whey Protein Hidrolisado – É obtido através de um processo chamado hidrólise enzimática, possui maior velocidade de absorção dentre todas as Whey Protein. Possui 92% das proteínas alcançadas no processo de extração.

 

Como tomar Whey Protein?

 

Sua ingestão varia de pessoa para pessoa e de objetivo para objetivo também. O ideal sugerido é consumir 2g a 3g de proteína por Kg em uma dieta de ganho muscular, hipertrofia. Assim um indivíduo de 74Kg, que pratica musculação com intuito de ganhar massa muscular, deve ingerir 148g a 222g por dia. Para pessoas que procuram uma melhor composição corporal, definição e ainda melhorar seu desempenho em esportes, devem ingerir entre 1,5g a 2g de proteína por Kg. No geral, a ingestão varia de fabricante para fabricante, mas geralmente o scoop é de 30g. Uma boa forma de tomar Whey Protein é sempre no pós treino, quando você precisa de proteínas e aminoácidos para reparar os que foram perdidos. Tome sempre seu Whey junto com algum carboidrato de alto índice glicêmico, para que o Whey não seja usado como fonte de energia, e sim indo direto para os músculos e tecidos.

 

Efeitos colaterais Whey Protein

 

Pessoas e atletas que tenham intolerância a Lactose, podem desenvolver uma reação alérgica, isso se dá porque o Whey Protein é derivado do leite. Caso isso ocorra, a pessoa ou atleta deverá buscar um fonte de proteínas isolada, como no caso do Whey Protein Isolado. No mais, não existem complicações algumas para o uso do Whey Protein.

 

Conclusão

 

Simplesmente o mais buscado suplemento para todos os tipos de dietas alimentares, tanto para ganho muscular quanto para emagrecimento e manutenção da massa muscular. Ótima proteína com alto valor biológico, responsável por auxiliar na construção e reparo muscular. Pode ser facilmente incorporado a alimentação de qualquer atleta ou indivíduo que queira obter melhores resultados na construção muscular.

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